Ensinando visualização de dados para crianças

Ensinando visualização de dados para crianças

Uma das habilidades requeridas para profissionais de dados é a capacidade de criar visualizações de dados que falem por si só, então é comum imaginar que usar ferramentas sofisticadas como Power BI ou uma linguagem de programação como Python sejam imprescindíveis. Contudo, e se nosso “cliente” for uma criança? Como poderíamos simplificar a tarefa de criar uma visualização a ser criada pela própria criança?

Neste artigo não trato sobre ferramentas de visualização nem de linguagens de programação. Aqui o assunto é sobre como resolver um problema de forma criativa e como isso pode ser alcançado.

Tabela do álbum: Ano da Copa e País que ganhou a Copa

Há pouco tempo, o Léo, meu filho de cinco anos, estava folhando o álbum de figurinhas da copa do mundo de futebol e viu uma tabela (essa ao lado) que relacionava os anos das copas e as respectivas seleções vencedoras, foi quando ele se virou para mim e perguntou: “Papai quantas Copas o Brasil já ganhou?”.

Por um instante passaram alguns pensamentos na minha mente, pois meu filho não iria parar naquela pergunta e, provavelmente, também poderia perguntar sobre outros países. Veio a minha mente, a figura de Richard Feynman, físico e ganhador de Prêmio Nobel, famoso também pela habilidade de ensinar assuntos complexos usando linguagem acessível, como se a pessoas fosse uma criança. Como no meu caso, a pessoa em questão era uma criança, decidi me esforçar para encontrar uma forma para que meu filho pudesse descobrir as respostas por ele mesmo e de forma simples.
Voltei à realidade, pensei um pouco e parti para a prática. Peguei uma folha de papel e um lápis. Desenhei algumas linhas em forma de tabela e entreguei a folha ao meu filho. “Léo, olhe cada ano e país na tabela do álbum, copie na folha, na parte de baixo da tabela, o nome do país e no retângulo acima copie o ano que o país ganhou a Copa. Faça isso para todos os anos e, se um país aparecer repetido, coloque apenas o ano na mesma coluna, mas no retângulo de cima que estiver livre”.
Tabela: País x Ano de Copa ganha

Ele preencheu a tabela com a minha ajuda, porém não teve muitas dificuldades e foi ficando animado ao ver que o Brasil estava ficando em posição mais alta na tabela. Ao final do preenchimento eu fiz algumas perguntas para ele:

  • Quem venceu mais Copas?
  • Quantas Copas o Brasil ganhou?
  • Quantas Copas a França ganhou?
  • Quantos países venceram Copas?
  • Quem está mais próximo de ficar igual ao Brasil em número de Copas?
Álbum de figurinhas da Copa 2022
Rapidamente o Léo conseguiu identificar os padrões e responder às questões. Também ficou muito feliz ao perceber que o Brasil era quem mais tinha Copas. Por fim, ele colocou a folha dentro do álbum e o guardou.

Sem ferramentas sofisticadas, apenas com papel e lápis consegui encontrar uma forma simples, rápida e divertida para o Léo responder às questões sobre a Copa. Perguntas que inicialmente poderiam ser respondidas com a tabela original, porém fazendo mais observações e ainda correndo o risco de chegar a respostas incorretas.
Muitas vezes profissionais de dados não precisam de ferramentas sofisticadas para apresentar uma visualização de dados. É necessário sim algum esforço para identificar uma forma mais simples e talvez isso não seja uma tarefa fácil para qualquer pessoa, pois o processo de criação envolve conhecimento prévio e experiência.
Feynman ensinava que para se chegar ao ponto de fazer algo complexo parecer simples era necessário treinar diversas vezes. Contudo repetir algo a exaustão pode não ser suficiente. Para surpreender seu “cliente”, mesmo que ele nem perceba isso, também é necessário ser criativo, buscando formas não usuais para propor soluções que sejam fáceis até mesmo para uma criança entender.
Vendo o meu filho fechar o álbum esbocei um sorriso de satisfação e imaginei Feynman me dizendo: “Good job, you got it!”

Sobre Richard Feynman: https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Feynman

Método Feynman de Aprendizado: https://www.bbc.com/portuguese/geral-36750825

 

Sobre o Autor

Marcos Kunyosi
Marcos Kunyosi

Sou um entusiasta da ciência de dados aprimorando meus conhecimentos a cada novo dia. Exploração de dados, visualização de dados e aprendizado de máquina são atualmente alguns dos assuntos onde mantenho o foco de meus estudos. Junte-se a mim nessa jornada pelo mundo dos dados!

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