Sem ferramentas sofisticadas, apenas com papel e lápis consegui encontrar uma forma simples, rápida e divertida para o Léo responder às questões sobre a Copa. Perguntas que inicialmente poderiam ser respondidas com a tabela original, porém fazendo mais observações e ainda correndo o risco de chegar a respostas incorretas.
Muitas vezes profissionais de dados não precisam de ferramentas sofisticadas para apresentar uma visualização de dados. É necessário sim algum esforço para identificar uma forma mais simples e talvez isso não seja uma tarefa fácil para qualquer pessoa, pois o processo de criação envolve conhecimento prévio e experiência.
Feynman ensinava que para se chegar ao ponto de fazer algo complexo parecer simples era necessário treinar diversas vezes. Contudo repetir algo a exaustão pode não ser suficiente. Para surpreender seu “cliente”, mesmo que ele nem perceba isso, também é necessário ser criativo, buscando formas não usuais para propor soluções que sejam fáceis até mesmo para uma criança entender.
Vendo o meu filho fechar o álbum esbocei um sorriso de satisfação e imaginei Feynman me dizendo: “Good job, you got it!”
0 Comentários