As principais visualizações de criptomoedas

As principais visualizações de criptomoedas

As criptomoedas têm tomado um papel importante nas transferências de recursos, pagamentos e investimentos, mostrando-se como uma possibilidade de moedas descentralizadas e livres de inflação.

Nesse artigo vamos descrever o que são, como funcionam, como conseguir seus dados e como extrair poderosas visualizações desses dados.

Fonte : https://coin360.com/

O que são Blockchain e criptomoedas?

Criptomoeda é a maneira mais evoluída que a sociedade atual desenvolveu para cooperar transferindo recursos sem o auxílio, entraves e custos de intermediadores.

Esse novo método se sobressai e ganha importância quanto ao valor de mercado, pois traz as três características fundamentais das moedas:

  • Transferibilidade: Capacidade da moeda poder ser repassada para infinitos usuários sem perder o valor, sem limites de horários, fronteiras ou quantidades.
  • Divisibilidade: Um dólar, pode ser dividido em até cem vezes (100 centavos de dólar), já o bitcoin pode ser divido em partes de até 0,00000001, o que é chamado de Satoshi. Essa quantia pode ainda ser fracionada em mais vezes no futuro já que o protocolo de seu software prevê esse tipo de repartição se necessária.
  • Aceitabilidade: À medida que mais agentes (mercados, empresas, pessoas, …) vão considerando criptomoedas como meio de pagamento, seu valor aumenta. Atualmente a moeda é aceita pela maioria dos países livres, indo de supermercados, serviços até imobiliárias.

Blockchain é o método de validação de transações, produtos e serviços, mais rápido e eficiente já produzido pela computação moderna. Ela funciona através do armazenamento em conjunto de todas as informações referentes a todas as transações já realizadas por cada tipo de produto ou serviços empregado.

O armazenamento conjunto desse método usa do poder computacional coletivo dos mineradores, para gerenciar as transações, sendo quase impossível a mudança proposital ou invasão de uma Blockchain.

Para hackear tal estrutura seria necessário mudar todas as informações de todas as transações de todos os colaboradores ao mesmo tempo, ou seja, seria necessário um poder computacional maior do que de toda rede.

Os chamados mineradores são os colaboradores da rede, que emprestam seu poder computacional e sua internet para realizar os cálculos necessários nas validações das transações, em troca de uma pequena recompensa na moeda referente.

 Quais são as criptomoedas mais relevantes?

Atualmente o Bitcoin é a moeda que agrega mais dominância no mercado, maior que 60%, em relação as mais de 6.000 criptomoedas reconhecidas. O Bitcoin, sozinho, tem mais de 100 bilhões de dólares em capitalização.

Algumas moedas também são utilizadas como meio de troca dentre as criptos, por apresentarem baixa volatilidade quando comparada as demais, são as chamadas moedas estáveis. A mais relevante delas é o Tether (USDT), cujo preço tende a seguir o valor do dólar.

Onde consigo os dados?

Os dados de criptomoedas são coletados e disponibilizados por suas corretoras, algumas dessas disponibilizam o histórico de preços, volume e número de usuários gratuitamente, mas limitando a janela de tempo em dias, semanas ou meses.

Dentre as disponibilizações gratuitas destaca-se o site: https://www.cryptodatadownload.com/data/, por trazer dados das mais importantes corretoras do mundo, disponibilizando em janelas de tempo de até um minuto, fornecendo também as tabelas com link de download direto. Outras fontes relevantes são:

Essas fontes oferecem intervalos de tempos semelhantes e até menores (menor que 1 minuto), mas disponibilizam acesso apenas por API (Interface de Programação de Aplicações).

Para ter acesso a dados de livro de ofertas ou informações dos agentes que atuam nessas corretoras, é necessário recorrer aos acessos pagos, cada corretora fornece acesso a seus dados, frequentemente através de API.

E os preços seguem de acordo com a liberdade de acesso(quanto maior o período e menor o intervalo de acesso mais caro).

Quais as melhores visualizações para esses dados?

Quando se trata de dados tudo depende da pergunta de interesse em questão. Para a análise das transações realizadas por uma determinada moeda na Blockchain, existem alguns pacotes em R e Python que fornecem visualizações do histórico de transações:

1. Bitcoin Transaction Graph

Apesar das transações com Bitcoin serem realizadas em anonimato, as atividades realizadas pelos códigos criptografados de suas carteiras são de domínio público. À medida que é possível identificar as carteiras e suas atividades, mas não os agente por trás das transações. Algumas dos agentes tem códigos públicos reconhecidos, como blogs, sites, lojas, entre outros. Através do pacote Rbitcoin, do software R, podemos construir um gráfico com todas as transações realizadas, inserindo o código da carteira em interesse.

Fonte:  http://beautifuldata.net/2015/01/querying-the-bitcoin-blockchain-with-r/

Em 2013 estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade Harvard em parceria com o FBI (Departamento Federal de Investigação-EUA), desenvolveu um método probabilístico para identificar os usuários, através de transações realizadas com agentes conhecidos.

Fontehttps://arxiv.org/pdf/1502.01657.pdf

2. Heatmap

Já se o interesse é visualizar as relações entre as criptomoedas, e compara-las quanto a preço,  dominância, contaminação e volatilidade, alguns sites fornecem visualizações baseadas em dados de diversas corretoras como o COIN360: https://coin360.com/.

Fonte: https://coin360.com/

Esse tipo de visualização é uma variação do mapa de calor onde representa uma mudança no percentual do preço através das cores, podendo analisar estatísticas de múltiplas moedas em tempo real.

3. Gráfico de linha/de serie temporal

Quando o interesse é analisar o comportamento do preço de uma moeda ao longo do tempo, o gráfico de linhas da série temporal é o mais utilizado, podendo dispor múltiplas informações do ativo ao mesmo tempo.

Fonte: https://coin360.com/

Nesse tipo de gráfico pode observar tendência da série em janelas de tempos específicos, variabilidade, comportamento cíclico e sazonal. No gráfico em questão estão dispostos o preço do Ethereum (criptomoeda), capitalização do mercado e volume das transações ao longo do tempo.

4. Candlestick 

Fonte: https://br.tradingview.com/chart/?symbol=GEMINI%3ABTCUSD

O candlestick é um gráfico que permite a visualização sumarizada de varias informações em uma janela de tempo, ao mesmo tempo, indicando se o ativo se valorizou ou desvalorizou, o preço de abertura e fechamento e mínimo e máximo no intervalo em questão. Facilitando a captura de movimentos expressivos e suprimindo ruídos.

 

Fonte : https://www.bussoladoinvestidor.com.br/grafico-de-candlestick/

A estrutura do candlestick se assemelha a do Boxplot, tendo a variação da cor como adicional, sendo verde para indicativo de alta e vermelho para baixa, o que seria o primeiro quartil para preço de abertura e terceiro quartil para preço de fechamento, mínimo e máximo para cercas inferiores e superiores.

Conclusão

O Universo da visualização de dados é vasto e existem múltiplas soluções para cada interesse em questão, até mesmo para criptomoedas.

O objetivo desse artigo era dar uma breve explicação sobre criptomoedas, as melhores fontes de dados sobre o assunto e uma visão geral sobre os tipos de gráficos utilizados nessa área.

No artigo https://www.flai.com.br/os-4-graficos-essenciais-para-analise-de-criptomoedas  mostro como desenvolver cada um desses gráfico em algumas ferramentas como R, Python, Tableau e Power Bi.

Referências

https://datalion.com/visualizing-blockchain-7-beautiful-informative-bitcoin-visualizations/

https://hackernoon.com/digging-deeper-into-cryptoassets-data-and-visualization-resources-8a922b62d51c

https://www.visualcapitalist.com/visualizing-the-new-cryptocurrency-ecosystem/

Tags: | | | | | | | |

Sobre o Autor

Leonardo Salvi
Leonardo Salvi

Bacharelando em Estatística pela Universidade Federal da Bahia, Pesquisador, Programador e Cientista de dados

14 Comentários

  1. I’m still learning from you, as I’m making my way to the top as well.
    I definitely liked reading all that is posted on your blog.Keep the
    aarticles coming. I enjoyed it!

  2. I precisely desired to appreciate you yet again.
    I’m not certain the things that I could possibly have accomplished without the type of points revealed by you concerning such subject matter.
    It was actually a very frightening setting in my circumstances, nevertheless understanding the well-written manner you handled that made me to cry with joy.
    I will be grateful for your service and as well , believe you
    really know what a powerful job you were accomplishing teaching others all through your blog post.
    Most likely you’ve never come across all of us.

  3. Hi there! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using
    for this website? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues
    with hackers and I’m looking at alternatives
    for another platform. I would be awesome if you could
    point me in the direction of a good platform.

  4. Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate it!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *