8 Motivos Por Que Você Deve Aprender Inteligência Artificial

8 Motivos Por Que Você Deve Aprender Inteligência Artificial

Estamos começando a viver a era da Inteligência Artificial (IA): até 2030, essa tecnologia estará presente em 70% das empresas.  Assim, é importante aprender o máximo possível sobre IA para ganhar vantagem competitiva e ter uma carreira promissora.

Pensando nisso, preparei uma lista com 11 motivos por que Você deve aprender Inteligência Artificial e NÃO perder esse boom do mercado de trabalho.

1.É o inglês da atualidade

Cada vez mais, o conhecimento em IA será requisitado nas empresas. Segundo estudo da Global Market Insights, a automatização de processos robóticos (RPA) cresce 20% ao ano e deve atingir 5 bilhões de dólares até 2024.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, as 10 profissões emergentes em 2022 são:

  1. Analistas de Dados e Cientistas de Dados,
  2. Especialistas em IA e Machine Learning,
  3. Gerentes de Operações e Gerais,
  4. Analistas e Desenvolvedores de Apps e Software,
  5. Profissionais de Marketing e Vendas,
  6. Especialistas em Big Data,
  7. Especialistas em Transformação Digital,
  8. Especialistas em Novas Tecnologias,
  9. Especialistas em Desenvolvimento Organizacional,
  10. Serviços de Informação Tecnológica.

Todas as profissões listadas são da área de tecnologia e IA.

2. Trará oportunidades para você

Com a crescente demanda de soluções baseadas em IA, há uma escassez de cientistas de dados (Data Scientists), especialistas em Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e outros profissionais que possam criar soluções e serviços nessa área.

Assim, profissionais com esse conhecimento terão mais oportunidades e não apenas em empresas de tecnologias, mas em empresas de todos os setores, mostrando a necessidade de TODOS aprenderem e entenderem sobre Inteligência Artificial.

No Marketing já observamos essa mudança: atualmente as empresas procuram cada vez mais profissionais com conhecimentos analíticos para analisar as performances das campanhas de publicidade e tomar decisões baseadas em dados.  Um exemplo é a Ranccoon, eleita a melhor empresa de marketing digital da América Latina, em que 90% dos seus profissionais são da área de tecnologia.

3. Tornará você mais atraente para os empregadores e dará acesso às melhores empresas no Brasil e no Mundo

Como comentei anteriormente, estão em falta profissionais de Inteligência Artificial disponíveis no mercado. E a tendência é que essa escassez aumente, uma vez que mais empresas tendem a implementar essas tecnologias.  Assim, o profissional que possui essa expertise será prestigiado e requisitado no mercado.

Observe que o Nubank paga os salários mais altos para seus profissionais de tecnologia.

4. Inteligência Artificial ajuda a entender melhor as transformações e necessidade do mundo atual

É difícil mensurar quais os impactos, melhorias e transformações que a IA trará em nossas vidas, assim, o conhecimento dessa tecnologia vai ajudar você a compreender e se adaptar melhor às mudanças que irão ocorrer. Andre Ng, especialista em Aprendizado de Máquina, descreveu a Inteligência Artificial como sendo a nova eletricidade, mostrando o impacto que essa tecnologia trará em nossas vidas e negócios.

5. Altos salários e menor tempo para promoções

Há uma crescente demanda por profissionais capacitados para desenvolver tecnologias com Inteligência Artificial. Segundo o Linkedin, das 15 profissões mais promissoras de 2020, 13 estão relacionados direta ou indiretamente com a tecnologia.

Assim, as empresas pagam altos salários e oferecem bônus para manter esses profissionais tão raros nas empresas.  Estima-se que o salário de um Engenheiro de Machine Learning tenha aumentado 344% em apenas três anos no território norte-americano.

6. Importante para manter seu emprego 

Segundo pesquisa da IBM, 7 milhões de profissionais no Brasil precisarão de capacitação em Inteligência Artificial.  Assim, quem não se capacitar correrá o risco de se tornar desatualizado e ineficiente para o mercado.

O fórum mundial listou dez habilidades que estão em declínio:

  1. Habilidades manuais, de resistência e de precisão,
  2. Competências verbais, auditivas e espaciais,
  3. Gestão de recursos financeiros e materiais,
  4. Instalação e manutenção de tecnologia,
  5. Leitura, escrita, matemática e habilidades de escuta ativa,
  6. Gestão de pessoas,
  7. Controle de qualidade e de segurança,
  8. Coordenação e gestão do tempo,
  9. Habilidades visuais e de oratória,
  10. Uso, monitoramento e controle de tecnologia.

Essas tarefas serão substituídas nos próximos anos, sendo necessário se atualizar e aprender sobre as novas tecnologias para não correr o risco de um robô ocupar seu emprego.

7. Desenvolvimento das skills necessárias para o profissional do futuro.

As empresas, cada vez mais, procuram não apenas um profissional capacitado, mas que tenha pensamento crítico, comunique-se, seja criativo, esteja sempre evoluindo e otimizando seu serviço.

Segundo o Fórum Mundial, as 10 habilidades mais requisitadas em 2022 serão:

  1. Pensamento inovador e analítico,
  2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado,
  3. Criatividade, originalidade e iniciativa,
  4. Tecnologia, design e programação,
  5. Pensamento crítico e analítico,
  6. Resolução de problemas complexos,
  7. Liderança e influência social,
  8. Inteligência emocional,
  9. Racionalidade e resolução de problemas,
  10. Análise e avaliação de sistemas.

O profissional que trabalha com Inteligência Artificial precisa resolver problemas complexos e buscar soluções criativas, além de ser necessário o desenvolvimento de uma boa comunicação, pois o contato com profissionais de outras áreas é constante.  Ou seja, você aprende a desenvolver as habilidades necessárias para o profissional do futuro.

8 Sobram vagas no Brasil e no Mundo

Segundo uma pesquisa encomendada pela Microsoft, a Inteligência Artificial impactará diretamente o mercado de trabalho. Apenas no setor de serviços corporativos, esperam-se 26 milhões de novos empregos. 

O LinkedIn, em seu levantamento anual Emerging Jobs Report 2020, aponta o profissional especialista em IA no TOP 1 da lista dos trabalhos mais emergentes em 2020.

Nos últimos 4 anos, a contratação do especialista em IA nos Estados Unidos cresceu 74% ao ano. E aí, está esperando o que para aprender Inteligência Artificial?

Por onde começar ? 

A flai é uma startup de Educação em Inteligência Artificial que capacita você e sua empresa na área de Inteligência Artificial.

Para difundir o conhecimento de Inteligência Artificial e diminuir a deficiência de profissionais nessa área, a flai criou diferentes canais para mantê-lo atualizado.

No blog da flai, você encontra diversos artigos e aplicações de Inteligência Artificial e Data Science. E para um contato mais próximo, temos o Instagram com várias notícias e dicas da profissão. Todo esse material está disponível gratuitamente para você se atualizar e aprender.

Não perca nenhum conteúdo, faça parte da nossa Newsletter!

Sempre que tivermos uma boa quantidade de conteúdo acumulado, iremos te mandar um resumo para que você não perca nada do que acontece por aqui.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Lembrou de outro motivo para aprender Inteligência Artificial? Deixe um comentário a seguir.

Referências

https://www.lasserouhiainen.com/9-reasons-why-artificial-intelligence-is-important-now/

https://mindmajix.com/why-ai-is-more-important-than-you-think

https://bernardmarr.com/default.asp?contentID=1829

Sobre o Autor

Juliana Scudilio
Juliana Scudilio

Doutora e Mestre em Estatística pelo ICMC-USP. Bacharel em Estatística pela UFSCAR. Founder e Data Scientist da flai. Apaixonada por dados e por ensinar.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *